Aconteceu de 26 a 28 de maio, na paróquia de N. Sra. do Carmo, em Piracuruca, a 14ª Assembleia de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da diocese de Parnaíba. Com o tema: “CEBs e os desafios do mundo urbano”, e como Lema: “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo, e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), em preparação para o 14º Intereclesial de CEBs, a Assembleia, foi assessorada pelo Pe. Edivaldo dos Santos, missionário da diocese de Oeiras que refletiu com os participantes a temática supracitada, à luz da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja como o documento de Aparecida, os documentos 100 e 105 da CNBB.

Sob o cuidado e coordenação de Pe. Hernesto Pereira, referencial diocesano e da Profa. Isabel Uchôa, coordenadora da equipe diocesana de articulação das CEBs; e com acolhida de Pe. Jurandir, pároco da paróquia anfitriã com a equipe paroquial, a referida Assembleia aconteceu em clima de alegria e fraternidade.

Dom Juarez, bispo de Parnaíba, participou, na manhã de sábado (27), do momento de Mística e Oração, ocasião em que saudou e acolheu os participantes, manifestando sua satisfação pelo evento, e animando a todos para que se fortaleçam as CEBs como protagonistas da evangelização, em paróquias missionárias de vivas comunidades.  Mais de 60 agentes de pastoral, entre padres, religiosas e leigos(as) participaram como delegados(as) das paróquias de N. Sra. da Graça, Santa Ana, João XXIII, Sagrado Coração de Jesus e São Galvão,  em Parnaíba; N. Sra. da Conceição, de Luís correia, N. Sra. da Assunção, de Camurupim, N. Sra. do Carmo, de Piracuruca, São José do Divino, S. Coração de Jesus e N. Sra. dos Remédios, de Piripiri, São Gonçalo, de Batalha, N. Sra. da Boa Esperança, de Esperantina, Área Pastoral São Francisco das Chagas, de Morro do Chapéu, São Miguel Arcanjo, de Matias Olímpio. Participaram também outras entidades como o Cento de Formação Mandacaru, de Pedro II,  CARITAS Paroquial da Ilha Grande e membros do CEBI (Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos).

Assim, as CEBs, como um jeito de ser Igreja, procuram refletir e responder as urgências da Evangelização na Igreja e na sociedade de hoje com os novos desafios que se apresentam, procurando  ser sinais da Presença libertadora de Jesus entre os pobres.

+ Juarez Sousa da Silva