SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

Amados irmãos e irmãs,

Neste Ano Mariano, convém aprofundar o sentido de nosso amor filial a Nossa Senhora.
Há três dogmas proclamados pela Igreja Católica sobre Maria.
– Imaculada Conceição
– Maternidade Divina
– Assunção

Um dogma é uma verdade de fé proclamada pela Igreja e que faz parte do conteúdo da fé católica.

A Maternidade Divina: dogma solenemente proclamado pelo Concílio de Éfeso (431 d.C.) e tempos depois, por outros concílios.

Refere-se à Virgem Maria como a verdadeira Mãe de Deus (“Theotokos”) ou seja, Maria é Mãe de Jesus – O Verbo Divino em suas duas naturezas (humana e divina).

Cabe ressaltar que Maria ocupa um lugar único e privilegiado em nossa história. Após o seu “fiat”, na anunciação do anjo Gabriel, recebe de DEUS Pai, pela força do Espírito Santo, Aquele que é o princípio meio e fim de toda a humanidade.

Qual é a sua participação na história da salvação. A Virgem Maria, contribui para nos tornarmos filhos de DEUS, conforme a Carta encíclica Redemptoris Mater :
A MÃE DO REDENTOR tem um lugar bem preciso no plano da salvação, porque, “ao chegar a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido duma mulher, nascido sob a Lei, a fim de resgatar os que estavam sujeitos à Lei e para que nós recebêssemos a adoção de filhos. E porque vós sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abbá! Pai!” (Gál 4, 4-6).’
Fundamento bíblicos:

Em Isaias (Is 7,14): “Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel, Deus conosco.”
Em Lucas (Lc 1,35): Arcanjo Gabriel disse a Maria: “O Santo que há de nascer de ti será chamado Filho de Deus”.
Em Lucas (1,43): Isabel, cheia do Espírito Santo, saudou Maria dizendo: ” Donde me vem a dita que a Mãe de meu Senhor venha visitar-me?”
Em São Paulo (Gl. 4,4): “Mas, chegando a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.

Concílio Vaticano II afirmou que “Desde os tempos mais remotos, a Bem-Aventurada Virgem é honrada com o título de Mãe de Deus, a cujo amparo os fiéis acodem com suas súplicas em todos os seus perigos e necessidades”. (Constituição Dogmática Lumen Gentium, 66)

De acordo com os Santos
Bem-aventurado João Paulo II: “No momento da Anunciação, respondendo com o seu «fiat», Maria concebeu um homem que era Filho de Deus, consubstancial ao Pai. Portanto, é verdadeiramente a Mãe de Deus.
Santo Agostinho: “Maria é Mãe de Deus, feita pela mão de Deus”.
São Jerônimo: “Maria é verdadeiramente Mãe de Deus”.

Ao proclamarmos Maria com a Mãe de Deus, afirmamos que o Reino de Deus já está no meio de nós, pois o dogma da maternidade divina assevera que o próprio Deus, na pessoa de Jesus Cristo, entrou na história humana.

Congratulo-me com a diocese de Oeiras, pela nomeação de seu novo bispo, Dom Edilson Soares Nobre. Que nossa Mãe da Vitória abençoe o seu pastoreio.