Acadêmicos do Curso de Teologia da Diocese de Parnaíba receberam Outorga de Grau pela conclusão do curso em uma cerimônia que ocorreu na noite da última quarta-feira, 22 de março, na Quadra da Universidade Federal do Piauí.

Na ocasião, se fizeram presentes o bispo emérito Dom Alfredo Schaffler e o atual bispo diocesano Dom Juarez Sousa da Silva, que em seu discurso destacou que a teologia é um serviço prestado à Igreja e à sociedade, é o estudo do mistério de Deus para fazê-lo conhecido aos demais.

“A novidade da revelação bíblica consiste no fato de que Deus se faz conhecer por meio do diálogo com ele e por meio do diálogo uns com os outros. A verdade de Deus acolhida na fé, encontra na razão humana a sua missão. A pessoa humana que é a imagem e semelhança de Deus, é capaz graças à luz divina, de conhecer a Deus, de a Ele servir e a Ele ser fiel ‘amando ao próximo como a si mesmo’. Nesse sentido, fazer ciência teológica serve para transformar este mundo em mundo melhor através do serviço.”

Na ocasião, Dom Juarez lembra as palavras de Santo Agostinho, bispo de Hipona: “Tarde Te amei, ó beleza tão antiga e tão nova e agora que conheci me resta viver de Ti e para Ti e fazer-Te conhecido aos demais”. Portanto, “fazer teologia é a gente sair. Sejamos dispostos a ser pessoas em saída, sede profissionais em saída, assim como nos pede o santo padre, o Papa Francisco, sair de si mesmo para ir ao encontro daqueles que mais precisam. Sejam teólogos em saída, indo até as periferias existenciais, aonde ninguém vai para levar a verdade.”

“A Ele seja o poder e a glória por todas as gerações, pelos séculos dos séculos.” (Rm 11,36)

A Diocese de Parnaíba parabeniza os novos Bacharéis em Teologia das turmas Soraya Angélica Alves dos Santos (2010.2) e Francisco Muniz Maranguape (2012.1).

Foto: Chagas Fotografia