Nos dias 24 a 26 de novembro, os coordenadores paroquiais da Pastoral da Criança se reuniram com a Coordenação Diocesana, em Luís Correia-PI, para avaliação das atividades realizadas e planejamento das ações do próximo ano (2018). Dom Juarez Sousa da Silva, bispo diocesano de Parnaíba, esteve presente, celebrando a Eucaristia no sábado pela manhã e participando das discussões realizadas. Participaram 37 pessoas, entre coordenadores paroquiais, coordenação estadual e diocesana, o Padre referencial da Pastoral da Criança, Luís Gomes, além dos convidados, que contribuíram com a formação dos líderes.

Na mística inicial foram convidados, como os discípulos ao lavar a suas redes, a “avançar para aguas mais profundas”. Logo após foi feito uma partilha da XX Assembleia Diocesana de Pastoral, no desejo de construir a comunhão eclesial. Eduardo Diniz apresentou o tema da Campanha da Fraternidade 2018 “Fraternidade e superação da violência”, apontando algumas luzes que envolvem diretamente a missão da Pastoral da Criança. Wendel e Susely, da Pastoral Familiar, contribuíram com uma reflexão sobre o ano do laicato, iniciado no domingo (26), e a divulgação das Campanhas da Pastoral da Criança, que são ferramentas importantes para levar informações às famílias que não são acompanhadas pela Pastoral.

O ponto alto do encontro foi o estudo sobre o acompanhamento nutricional e o novo guia do líder, que vai modificar o método utilizado no acompanhamento das famílias nas paroquias.  A mudança é importante porque com a ação do Acompanhamento Nutricional, é possível, de maneira mais precisa, determinar o diagnóstico nutricional das crianças, através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) – que relaciona peso, altura e idade. A partir deste diagnóstico, os voluntários podem intensificar as orientações aos pais ou responsáveis quanto à alimentação saudável, estímulo à prática de atividade física e encaminhamento para unidade básica de saúde, quando necessário.

A Assembleia terminou com a Eucaristia no domingo pela manhã, abrindo o ano do Laicato, na esperança de que o ano de 2018 seja frutuoso, com mais voluntários e mais famílias acompanhadas, “para que todos tem vida, e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

Ir. Letícia Dias Baroni  –  Coordenação Diocesana da Pastoral da Criança