Segue até amanhã (8) a 27ª Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste IV da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Bispos e representantes das oito dioceses do estado  estão reunidos desde ontem no centro de Treinamento Pe. Tony Batista. O tema central do encontro é a Exortação Apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia (Sobre o Amor na Família) e tem como temática: ‘Vocação e Missão da Família no Mundo Contemporâneo’.

Para o bispo da diocese de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Marcos Tavoni que assessora o momento, além da busca de unidade nas ações da caminhada de evangelização da Igreja, o encontro é uma prova de que a Igreja é mãe de seus filhos e olha para eles com atenção.“ A Igreja é como uma mãe que se preocupa com seus filhos. Quando a saúde da família vai bem a sociedade vai bem. E a Igreja se  tem que  se preparar e se organizar para agir. Dois grandes sínodos nos norteiam para que possamos fortalecer a família. Porque a família tem sua vocação e quando ela vive a vocação, ela vive e anuncia o Evangelho. Portanto, a Igreja é quem ajuda nesse sentido, apontando caminhos”, explicou.

Dom Marcos  evidenciou ainda que como a sociedade está fragmentada e seus valores estão sendo atingidos é necessário trabalhar para resgatar esses princípios. “Todas as estruturas e organismos, principalmente os movimentos e em especial a pastoral familiar precisam ser estimulados e apoiados por nós. E é certo que em todas as instancias da Igreja está a família, por isso esses documentos devem servir de referência para nossas ações”, sugeriu.

Dom Edilson Nobre é bispo da Diocese de Oeiras e demonstra satisfação em participar pela primeira vez da assembleia do regional. “Todos somos frutos de um seio familiar. Esse é o meu primeiro encontro com os bispos do regional e afirmo que é verdade que esses problemas são experimentados pelas famílias em qualquer lugar que estejamos. Em relação à diocese já tive a oportunidade de um encontro com a pastoral familiar e com os membros do ECC (Encontro de Casais com Cristo), mas vejo que o tema é abrangente e portanto diz respeito a todas as demais pastorais. Mas fica a certeza , a partir de um momento como esse, que se renovam os esforços para ajudar nesta busca pela vivência da vocação e missão. E dentro dessa perspectiva, saber enfrentar os desafios, que são muitos”, afirmou.

O Arcebispo da Arquidiocese de Teresina Dom Jacinto Brito aponta ações concretas já praticadas na Igreja local e afirma  que o lado preventivo para evitar os prejuízos tem recebido a devida atenção. “Primeiro dizer que estamos focando no lado preventivo,  apontando caminhos que se devem percorrer  para evitar o desmoronamento da família, preparando, por exemplo, os jovens para uma vida autêntica e fieis aos valores do Evangelho, pois assim entendemos que estes ao contraírem o matrimônio no futuro poderão com engajamento enxergar a beleza do casamento. E depois dando atenção aos vários segmentos de pastorais que também tem a missão de abrir o coração dos irmãos para a beleza e santidade da união matrimonial. Do ponto de vista curativo, em termos de prejuízos. Olhamos também, por exemplo, para os dependentes químicos, afinal eles estão inseridos no seio familiar e precisam dessa atenção e apoio. Enfim, a nossa arquidiocese está presente na realidade, em todas as suas instâncias”, explicou.

Dom Jacinto enfatizou ainda a importância da  Igreja se voltar em atenção e carinho para os casais de segunda união. “Os casais de segunda união não são ovelha de segunda categoria, São amados e eles sabem disso. Nós queremos é ajudar todas as dimensões da família cristã”, disse.

Padre Antônio Soares, diretor espiritual da Pastoral Familiar, enalteceu a importância do encontro e reforçou que o momento demonstra todo o apoio dos bispos e que o estudo dos documentos da Igreja ajuda na promoção dos valores da família. “Ter uma assembleia dedicada a essa temática demonstra o olhar amoroso e misericordioso . É certamente um gesto encorajador para que todos se sintam motivados a apoiar esse trabalho de assistência às famílias. Nós somos braços e pernas no apoio aqueles que necessitam e que suplicam desse olhar amoroso” afirmou.

Fonte: Arquidiocese de Teresina