Uma verdadeira festa da fé! Na noite deste último sábado (30/12), no município de Brasileira (PI) houve a celebração eucarística de instituição da Área Pastoral “Nossa Senhora da Conceição” e a tomada de posse do padre Antônio Nilson Gomes de Oliveira como vigário paroquial.

Após 63 anos aos cuidados da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, de Piripiri (PI), e da Ordem dos Frades Menores, os fiéis brasileirenses volta a ter uma atenção mais especial da Diocese de Parnaíba com a criação da nova Área Pastoral. Durante a solenidade, o bispo diocesano Dom Juarez Sousa da Silva, 56, enalteceu a importância do Amor de Deus pois “Ele não conteve em só amar, mas também, transbordar dentro do ser humano e na comunidade”. Sobre a importância da criação da Área Pastoral, o mesmo foi bem claro: “A criação de uma nova Área Pastoral nunca vem para separar os trabalhos. Pelo contrário, vem para unir. Somar”.

O desafio de assumir uma realidade que foi tanto desejada ficou nas mãos do padre Antônio Nilson Gomes de Oliveira, 35. A Área Pastoral de Brasileira tornou-se uma das maiores da diocese. Ao todo são 18 comunidades, contando com a Matriz (Assentamento Congo, Angelim, Freixeiras, Giral, Lama Preta, Mata do Lima, Mocambinho, Morada Nova, Oiticica, Piçarra, Poção, Recanto da Palmeira, Assentamentos Santa Teresa e Boa Esperança, Santo Amaro, Saco dos Polidórios, Sambaíba e Veados).  O novo vigário paroquial disse que vê “tudo isso como presente de Deus. Afinal, estou fazendo parte de um sonho de muitas pessoas que ao longo deste tempo trabalharam e lutaram para com hoje acontecesse esse marco tão importante para a Diocese e o povo de Brasileira”, contou.

Para entender melhor, devemos saber qual é a definição de Áreas Pastorais. Elas podem ser entendidas como “embriões” de paróquias. Esse é o processo inicial para a formação de uma nova paróquia. É a partir da criação de Áreas Pastorais que se percebem as características do povo, suas necessidades espirituais e, principalmente, as atitudes que devem ser tomadas para a criação de uma nova paróquia em determinada realidade social.

A Ordem dos Frades Menores e das Irmãs Franciscanas foram a chave importante para que toda a atmosfera pastoral fosse melhor entendida e, agora, reinstituída a Diocese de Parnaíba. O vice provincial da Ordem Franciscana “Nossa Senhora da Assunção” do Maranhão e do Piauí, Frei Antônio Leandro da Silva, 46, celebrou com muita alegria a criação da nova Área Pastoral. “É um momento de graça! Depois de mais de 60 anos cuidando da comunidade de Brasileira é com alegria que devolvemos aos encargos da Diocese. E oramos para que o novo vigário, em trabalho conosco (franciscanos) tenha um resultado profundo”, disse.

O sonho que se tornou realidade

Estiveram presentes mais de 1 mil pessoas na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde foi a solenidade. Dentre elas, estavam autoridades civis. A prefeita da cidade de Brasileira, Paula Miranda Amorim Araújo, 45, contou que a festividade em vista da criação da nova Área Pastoral de Brasileira era um desejo imenso. “Era uma sede de nossa população. Agora, a vela está acesa. Depende de cada cristão manter a chama que acendeu hoje não se apagar”.

Neste sonho que durou mais de 60 anos, o sentimento dos fiéis é de gratidão a Deus e por todas as pessoas que batalharam para que a implantação acontecesse. A professora Francisca Melo Ribeiro explicou que “este era o desejo de todo brasileirense de ter um verdadeiro pastor com a gente, além do trabalho feito com os franciscanos.”