No dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei, último domingo do ano litúrgico, dia do leigo e da leiga, em comunhão com a Igreja no Brasil, a diocese de Parnaíba realizou em todas as paróquias, a abertura do Ano Nacional do Laicato, que irá até o dia 25 de novembro de 2018. O tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema “Sal da terra e luz do mundo”, tem o objetivo de reconhecer, fortalecer e  protagonizar o papel e a missão dos leigos na Igreja e na sociedade.

Dom Juarez, bispo diocesano, realizou a abertura oficial na Catedral Nossa Senhora da Graça, onde concelebraram, o pároco Mons. Carlos Seixas e o Pe. João Maria, auxiliados pelos diáconos permanentes Aguiar e Nascimento. Na ocasião, aconteceu o encerramento da Assembleia paroquial. A comissão de leigos preparou uma belíssima celebração, onde foram usados o sal e a vela, símbolos que representam a missão laical.

“Na Igreja, leigos não são ‘leigos’. Não são pessoas que não entendem do assunto, como costumeiramente se diz. Leigos e leigas são os cristãos batizados que não estão ligados como membros às Sagradas Ordens, ou seja, os que foram incorporados a Cristo pelo Batismo, que formam o Povo de Deus e que participam da função sacerdotal, profética e régia de Cristo. Graças a Deus, são a grande maioria”, disse o bispo.