No dia 21 de junho celebramos solenemente a colaboração desta instituição para a educação Parnaibana no decorrer dos seus 80 anos de história.

O civismo é um ato de cidadania e amor a Pátria inserido no dia a dia desta Escola. E foi assim que abrimos o primeiro momento da comemoração, com o hasteamento da Bandeira do Brasil pelo Diretor Geral Padre Francisco José Carvalho de Sousa, Bandeira da Parnaíba pelo Professor Israel Correia (representante do Poder Executivo desta cidade) e a Bandeira da Instituição hasteada pela Maria do Socorro Viana (representante do corpo colaborativo da Escola).

O Pátio foi o espaço para o segundo momento da noite, onde foi realizada o descerramento da placa alusiva aos 80 anos.

A celebração eucaristia presidida pelo Padre Francisco Jose carvalho para assembléia composta por pais, alunos e ex-alunos, autoridades e colaboradores destaca a base cristã que a Escola trabalha e oferece a sociedade.

Não se pode falar do Instituto São Luiz Gonzaga, hoje Diocesano, sem antes nos remetermos ao início de tudo.

Atendendo a uma real necessidade do Norte do Estado, e preenchendo grande lacuna que, até então, se verificava na obra do ensino em Parnaíba, foi fundado em 1 de março de 1937, por iniciativa particular do Comendador Ozias de Moraes Correia o INSTITUTO SÃO LUIZ GONZAGA, tendo como principal objetivo a educação da juventude masculina parnaibana.

Para administrar o colégio, Ozias de Moraes Correia designou o professor JOSÉ RODRIGUES E SILVA, primeiro diretor e o reverendo Padre Tarcisio Cruz, primeiro mestre, o pioneiro a iniciar a lapidação da inteligência e a ensinar os valores e princípios convergendo-se no bem saber unir o amor da Pátria com o amor de Cristo. Seu funcionamento foi autorizado por Portaria Ministerial de 09 de julho de 1939, nos termos do Art. 52, do Decreto nº 21.241, de 04 de abril de 1942, com o nome de Ginásio São Luiz Gonzaga.

Após o professor José Rodrigues e Silva, vários outros estiveram na direção: Pe. Davi Moreira, Sacerdote e professor compôs o Hino do Ginásio São Luiz Gonzaga, Monsenhor Antônio Sampaio, Pe. João Coutinho, Pe. Tibúrcio, Pe. Francisco Soares, Professor José Nelson, professor Joaquim Custódio, Padre Raimundo José Vieira e professor Manoel Lopes Pedrosa, não esquecendo o professor Edgar Unhares Lima que dentre as inúmeras inovações pedagógicas, ampliou matrícula e o tornou misto, Pe. Vicente Gregório, Professor Manoel Jaime, Pe. Jurandir Rodrigues, Pe. Vittório Ferrari, Mons. Carlos Alberto Seixas de Aquino, Pe. Marcelino Elias de Macedo, Pe. Eduardo de Oliveira Furtado e Atualmente a Direção Geral está sob a responsabilidade do Pe. Francisco José Carvalho de Sousa.

O Colégio atua nas modalidades do Ensino Básico: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
E espaço para funcionamento do curso superior de “Bacharelado em Teologia”, convênio firmado entre Diocese e Universidade Federal do Piauí.

Ao longo de sua trajetória de dedicação à Educação na cidade de Parnaíba a Unidade Escolar São Luiz Gonzaga, passou por inúmeras administrações, chegando mesmo a ser arrendado por alguns professores: Prof. Antonio Xildes Aguiar de Araujo e Prof. José Maria Gomes da Silva.

Em 1997, voltando a frente deste empreendimento a Diocese proporcionou um espaço renovado, autêntico, primando pela qualidade do ensino baseando-se na formação humana, intelectual e cristã. Primando pela Educação de Excelência possui uma estrutura física ampla, com segurança, e salas confortáveis para melhor atender a a comunidade Parnaibana e cidades vizinhas.

Possui quadra poliesportiva , quadra de vôlei e campo de futebol para melhor desenvolvimento da prática da Educação Física. Também conta com um laboratório e uma biblioteca disponíveis aos discentes para enriquecer o conhecimento e complementar as atividades.

NOSSO COMPROMISSO
Excelência Acadêmica e Evangelizadora, acolhendo o educando a partir de princípios e valores que regem a Identidade da Escola Católica;
Impulsionar e motivar uma maior parceria entre Escola e Família, visando à formação integral dos educandos;
Incentivar os educandos na construção do projeto pessoal de vida.

FILOSOFIA DE ENSINO
O Colégio inspira-se no sistema preventivo de São João Bosco Preventivo é sinônimo também de “prévio”, “preparado”, “predisposto”, de criação das condições positivas para alcançar uma meta eficaz e humanamente satisfatória e para acontecer uma prevenção educativa é necessário tem em vista a “Razão”, o “Amor” e a “Religião”. Sendo assim, a disciplina perpassa esses três aspectos como meio para atingir o objetivo da educação.

DISCIPLINA
Como forma de contribuir para o desenvolvimento da organização intelectual do pensamento e comportamento humano.

ÉTICA
Como exercício consciente de direitos e deveres no comportamento pessoal e coletivo,respeitando os ideais de convivência democrática baseados na verdade.

COMPROMETIMENTO SOCIAL
Mediante a vivência de práticas comunitárias que estimulem a sensibilidade e a valorização da vida.

EXCELÊNCIA
Apoiada na capacitação técnica dos profissionais, dedicados a desafiar o aluno a atingir o seu maior potencial acadêmico, comportamental e intelectual.

PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA
Como agente do processo educacional, com papel decisivo no equilíbrio emocional, social e acadêmico do aluno.

O nosso agradecimento aos Parceiros que nos ajudaram a realizar esta linda celebração alusiva ao 80º aniversário da nosso Colégio.

Deus abençoe a todos!