A Diocese de Parnaíba realizou nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2017, no Centro de Treinamento Sagrada Família, a XX Assembleia Diocesana de Pastoral, com o tema: “Por uma Igreja em saída, missionária, servidora e misericordiosa”, e o lema: “Senhor, dá-me dessa água” (Jo 4,14).

A Assembleia avaliativa, teve como assessor o Pe. Clodomiro Sousa e Silva, que apresentou o documento 102 da CNBB  (Diretrizes 2015-2019) e o documento 107, sobre a Iniciação à Vida Cristã. Em sua fala, recordou que nossa meta deve ser a construção de um plano eficaz e que produza verdadeiros frutos. “Precisamos de uma conversão pastoral, como nos recorda o Documento de Aparecida. Em nossos festejos e comunidades devemos intensificar nossas ações no fundamento que é Jesus Cristo, a Palavra encarnada. A revelação de Deus, por si, já é perfeita em Jesus Cristo. Precisamos repensar as nossas ações em nossas comunidades, em relação a uma vida cristocêntrica.”

Presbíteros, religiosos, seminaristas e leigos, representando as diversas paróquias da Diocese, se dividiram em grupos de trabalho, onde puderam avaliar a caminhada desde a última assembleia. Finalizando as atividades, foi elaborado o calendário diocesano para o ano de 2018.

Segundo Dom Juarez, bispo diocesano, na última assembleia refletimos à luz das diretrizes e agora vivemos a experiência da iniciação a vida cristã em estilo catecumenal, sem, contudo, deixar as demais propostas anteriores. “Essas mudanças com seus desafios nos interpelam a sermos uma ‘Igreja em saída’, misericordiosa, ‘comunidade de comunidades’. Não temos uma resposta, somos aprendizes. Essa experiência é feita no caminho. Não tenhamos medo de nos lançar, de sair. Vamos nos lançar como paróquia catecumenal, como diocese catecumenal. Não tenhamos medo, os frutos vão acontecendo.”

Na noite do dia 11/11, os fiéis se reuniram por categorias (padres, religiosos e leigos). Durante a reunião dos leigos, foi apresentado o tema do Ano Nacional do Laicato: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino, e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14). Na ocasião, foram escolhidos os membros do Conselho de Leigos da diocese e os responsáveis pela Celebração de Abertura do Ano do Laicato, que acontecerá no dia 26 de novembro de 2017, ás 19h00, na Catedral Nossa Senhora da Graça em Parnaíba.

“Os fiéis leigos são os cristãos que estão incorporados a Cristo pelo Batismo, que formam o povo de Deus e participam das funções de Cristo: sacerdote, profeta, e rei. Realizam, segundo sua condição, a missão de todo povo cristão na Igreja e no mundo. São homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, e homens e mulheres do mundo no coração da Igreja.” (DA,209)

O Ano Nacional do Laicato vai até o dia 25 de novembro de 2018.

Veja as fotos da Assembleia: