Na última terça-feira, 26 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora da Graça, o seminarista Hilderlan de Oliveira Sousa, natural de Pedro II, recebeu pela imposição das mãos do bispo Dom Juarez, o primeiro grau do sacramento da Ordem. A celebração contou com a presença do clero diocesano, familiares, amigos e representantes das diversas paróquias da diocese.

Em sua homilia, Dom Juarez destacou a importância da missão do diácono. “O diaconado é um serviço e o diácono é um servidor. Diácono e diaconado se exprimem primeiramente no ser e depois no fazer. Primeiro não é o fazer, primeiro é o ser, ser servidor. O diácono é antes de tudo um discípulo de Cristo servidor, fortalecido com os dons do Espírito Santo, tem como missão ajudar o bispo e seu presbitério no serviço da Palavra, no serviço do altar e da caridade, mostrando-se como servo de todos, ministro do altar. Proclama o Evangelho, prepara o sacrifício da Santa Missa, distribui o Corpo e Sangue de Cristo aos fiéis.

Foto: Manoel Santos

Além disso, por mandado do bispo, poderá exortar e formar na Sagrada Doutrina os fiéis e os afastados, poderá presidir as orações, administrar o batismo, assistir e abençoar os matrimônios, levar o viático aos agonizantes e oficiar as exéquias. Consagrado pela imposição das mãos, gesto este que procede dos apóstolos, muito antigo na vida da Igreja e vinculado mais intimamente ao serviço do altar, exercendo a caridade em nome do bispo ou do pároco. Que todos possam reconhecê-lo como verdadeiro discípulo de Cristo que ‘não veio para ser servido, mas veio para servir.’”

O Neo-Diácono vai exercer seu ministério na paróquia São Gonçalo em Batalha, juntamente com o pároco Pe. Oscar Almeida e o vigário Pe. Tarciso Junior.

Veja mais fotos em: