Prezados irmãos e irmãs,

Nesta ocasião em que nos encontramos para celebrar na fé e na esperança, os oitenta anos de existência do Colégio São Luís Gonzaga, o Colégio Diocesano, venho por intermédio do Revmo. Pe. Francisco José  Carvalho de Sousa, diretor do Colégio, trazer uma palavra de saudação, congratulação, esperança e bênção a todos os presentes e que fazem esta instituição de ensino..

Primeiramente, peço desculpas pela minha ausência física neste momento, em que gostaria muito de estar aqui celebrando com vocês. No entanto precisei ausentar-me para participar de uma reunião do Conselho Permanente da CNBB. Compromisso este assumido desde o início deste ano.

Saúdo agradecido aos diretores administrativos, Pe. Francisco, na qualidade de diretor geral, ao Pe. Eduardo, como ecônomo, ao Mons. Carlos Seixas e ao Pe. Marcelino. Estes sacerdotes, nos últimos anos e mais fortemente nos últimos 12 meses, tem se dedicado com afinco e gratuidade, dividindo seu tempo  entre os ofícios paroquiais e as preocupações do Colégio, para que este cumpra eficazmente com o seu papel de instituição educacional de orientação católica. Eles e nós sabemos que não tem sido fácil.

Saúdo os coordenadores(as)  e professores(as) e demais servidores(as), que nos últimos tempos tem compartilhado conosco das alegrias e esperanças, mas também dos desafios. Muito obrigado pela paciência e compreensão.

Saúdo carinhosamente aos estudantes do Colégio. Os de ontem e os de hoje. Vocês são a razão de ser desta escola. Tudo o que aqui se faz é para o seu bem, agora e no porvir. Esta saudação se estende aos familiares dos alunos e alunas, com muita gratidão por vocês confiarem esta delicada tarefa de colaborar na educação de seus filhos e filhas, dons preciosos de Deus para vocês. Peço que não se afastem de nós. Contamos com vocês como nossos mais próximos legítimos parceiros.

Aos 80 anos, o Colégio Diocesano comemora uma vida de sonhos e realizações que marcaram várias gerações. Nossa saudação agradecida alegre aos que por aqui passaram como alunos e como servidores. Vocês fazem parte desta história.

Desejo que a celebração dos 80 anos deste colégio nos impulsione com coragem e esperança; nos dê uma nova energia para alimentar novas ideias e sonhos de promoção de novos espaços de formação integral de nossas crianças, adolescentes e jovens. Entre estes sonhos façamos um pacto de compromisso com a vida e com a manutenção de nosso Colégio.

Concluo indicando estas palavras proclamadas pelo Papa Francisco bem no início de seu pontificado, falando aos cardeais e a todos os católicos: “Quero lhes pedir um favor. Quero pedir que todos nós caminhemos juntos, cuidemos uns dos outros; cuidem-se entre vocês, não se machuquem, cuidem-se, cuidem da vida. Cuidem da família, cuidem da natureza, cuidem das crianças, cuidem dos idosos; que não exista ódio, que não exista briga. Deixem a inveja de lado, não prejudiquem ninguém. Dialoguem. Vivam o desejo de cuidar uns dos outros”. Creio que estas palavras do papa indicam um caminho a seguirmos com a nossa missão de educar.

Parabéns ao Colégio Diocesano! Parabéns a todos os que fazem o Colégio Diocesano! Que Deus abençoe a todos. “Para que tenham vida” (Jo10,10)

Muito Obrigado!

Parnaíba-Pi, 21 de junho de 2017