Olá, Meus amados irmãos e irmãs.

Estamos chegando ao término do ano de 2016.

Um ano que termina e um Ano novo que vem. É o dinamismo do tempo na nossa história.

Gostaria de saudar a você manifestando dois sentimentos: Gratidão e Esperança.

A gratidão é um dos sentimentos mais nobres do coração humano

Trazemos, é bem verdade, dos desafios que enfrentamos neste ano, as crises na esfera política e econômica por causa da conduta humana, nem sempre nobre e ética como deveria ser.

Mas, acima de tudo, o reconhecimento de tantas coisas boas que aconteceram. As coisas boas que aconteceram são muito mais, e maiores do que as coisas ruins. “até aqui o Senhor nos conduziu”.

Agradecemos a Deus por nos ter proporcionado tantos encontros, “cultura do encontro” (papa Francisco). Encontros que deram novo sentido à nossa vida e nos enriquecera. Encontro com a Igreja e a sociedade parnaibana.

Agrademos aos padres, diáconos religiosos e religiosas, seminaristas agentes de pastoral, colaboradores como funcionários, voluntários e benfeitores.

Agradecemos aos gestores de nossos municípios, que deixam as funções, ou assumem outra gestão, na esfera executiva e legislativa.

Agradecemos aos meios de comunicação, nas pessoas de seus proprietários, gestores e operadores de comunicação. Vocês nos aproximaram das pessoas, levando a Boa notícia do Evangelho de Cristo.

O outro sentimento é a esperança que se lança para os próximos dias de um Ano novo, que está próximo.

Que nos inspirem as palavras da Mensagem do Papa Francisco, para a celebração do quinquagésimo Dia Mundial da Paz, no dia 1º de janeiro:  “Desejo deter-me na não-violência como estilo duma política de paz, e peço a Deus que sejam a caridade e a não-violência a guiar o modo como nos tratamos uns aos outros nas relações interpessoais, sociais e internacionais. Quando sabem resistir à tentação da vingança, as vítimas da violência podem ser os protagonistas mais credíveis de processos não-violentos de construção da paz”, sugere Francisco.

Pedimos a Deus uma bênção especial para nós no ano novo:

Deus vos abençoe e vos guarde. Amém

Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós. Amém.

Volte para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. Amém.

A bênção de Deus Misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo, desça sobre vós e as vossas família, e permaneça para sempre. Amém.

Feliz e abençoado Ano Novo!