Hoje, dia 28 (domingo), foi já o terceiro dia de Visita Pastoral Missionária (VPM) de Dom Juarez Sousa da Silva à Paróquia de N. Sra. da Graça, em Parnaíba (PI), que não se encerrou por aqui, mas segue com atividades até o dia 18 de junho.

Dom Juarez presidiu missas na Igreja Catedral em intenção do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais, convidando todos os comunicadores a um renovado serviço de anúncio e evangelização. Durante o restante do dia se encontrou com catequistas, membros da Pastoral da Juventude, do Encontro de Casais com Cristo (ECC) e da Pastoral Familiar que partilharam alegrias e desafios no serviço. Pe. Ézio Rodrigues, assessor diocesano de catequese, se fez presente num primeiro momento e esclareceu sobre o que a Igreja orienta quanto ao processo de iniciação à vida cristã (IVC). À tarde, visitou a Comunidade Nossa Senhora do Carmo, onde se reuniu com o conselho comunitário e celebrou uma Santa Missa.

A esperança baseada em Jesus nos faz erguer os olhos e nos impele a contemplá-Lo na Festa da Ascensão, solenidade que festejamos hoje na igreja do mundo inteiro. “Aparentemente o Senhor afasta-Se de nós, quando na realidade são os horizontes da esperança que se alargam“, diz o Papa Francisco em sua mensagem para o 51º DMCS. Através da força do Espírito Santo podemos ser testemunhas e comunicadores duma humanidade nova, redimida pela força do amor, da comunhão perfeita entre nós, comenta Dom Juarez em entrevista a uma rádio da cidade.

Externo da Catedral com faixa de acolhida de Dom Juarez a VPM
Frente da Capela de Nsa. Sra. do Carmo
Café da manhã com fiéis
ECC e Pastoral Familiar
Roda de conversa sobre a realidade de pastoral
Nave lateral no momento da elevação
Incenso dos símbolos sagrados no início da celebração
Dom e equipe litúrgica no Carmo
Catequistas e PJ
Membros da Pastoral Familiar

Com o bispo estiveram presentes Mons. Carlos Seixas, pároco, Lourdinha, secretária de Pastoral, e Leonardo, consagrado da Comunidade Católica Shalom, colaborando na assessoria de comunicação. Outras pessoas, como padres e leigos irão fazer parte da equipe em outros momentos específicos.

Ascensão de Jesus já é nossa vitória, reza a igreja hoje. Peçamos que o Espírito Santo que acreditemos. Amém!