Organismo de Pastoral Movimentos e Serviços

Conselho Diocesano de Pastoral (IVC)

Coord: Pe. Ezio Rodrigues de Sousa
E-mail: pe.ezio_rodrigues@hotmail.com

Secretária: Maria de Lourdes Vieira dos Santos
E-mail: coordenaco.phb@hotmail.com

Catequese

Objetivo

Promover a espiritualidade litúrgica destacando que o mistério Pascal de Cristo é o centro da vida cristã, realizando estudos e formações permanentes e constantes a fim de aperfeiçoar os saberes, contribuindo com o processo formativo e agregando conhecimentos capazes de gerar transformações. Por isso, faz-se necessário se reunir para formar um entendimento comum sobre as ações ou sobre um determinado tema, compartilhando ideias, discutindo, negociando e tomando decisões cabíveis para o bem de todos. Ajudando a integrar a catequese com as pastorais, movimentos e serviços das Paróquias/Diocese, assim como levar os catequizandos a compreender a dimensão litúrgica e comunitária da fé através da vivência da Palavra de Deus, e ainda, para bem colaborar com o acompanhamento da catequese de Iniciação à vida cristã é essencial ouvir as dificuldades e anseios para dar suporte no fazer escutar e vivenciar os ensimentos de Cristo, pois como Ele mesmo disse: “Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou”. (Jo 7, 16)

Assessor: Pe. Estevão Prondi
E-mail:

Coord: Daniele Lopes
E-mail:

Pastoral da Liturgia

Objetivo

Promover formação na vida litúrgica e celebrativa da Igreja; colaborar para que o mistério de Cristo seja celebrado com devida dignidade e incentivar os agentes de pastoral ao encontro pessoal com Cristo, para o bom desempenho da ação litúrgica.

Assessor: Pe. Sandro Lima Silva
E-mail: seminarista_raimundojose@hotmail.com

Coord: Sérgio Luiz Bevilaqua da Silva
E-mail: sergio-bevilaquaufma@hotmail.com

Pastoral da Comunicação

Objetivo

A atuação da Pascom se fundamenta nos quatro eixos indicados pelo Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, necessários para atingir o objetivo geral de consolidar a comunicação da Igreja. São eles: formação, articulação,
produção e espiritualidade.

Assessor: Pe. Paulo Sérgio Duarte dos Santos
E-mail: paulusanctus@gmail.com

Coord: Victor Spíndola Fontenele de Sousa
E-mail: victorspindolafs@gmail.com
Vice: Antonio Sérgio

Coord. Zonal Norte: Arthur Costa
Vice: João Paulo

Coord. Zonal Sul I: Bianca Barros
Vice: Breno Andrade

Coord. Zonal Sul II: Ricardo Lima

Secretário: Guilherme Silva

Pastoral Familiar

Objetivo

Ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas e comunidades de amor.

Assessor: Pe. Roberto Francelino dos Santos
E-mail: pe.robbtfrance@hotmail.com

Casal Coord: Francisco Flávio Viana Andrade e Juliana Soares Viana
E-mail: comissaodiocesanaphb@gmail.com

Pastoral do Dízimo

Objetivo

Proporcionar diversas formas do encontro pessoal com Jesus Cristo. Levar a todos uma conscientização maior de gratidão a Deus, por tudo que somos e temos. Fazer brotar no coração de cada um, o dom da partilha através do dízimo.

Assessor: Pe. Evandro Alves da Silva
E-mail: pe_evandro@hotmail.com

Coord: Maria Lia de Brito Araújo
E-mail: liaaraujo835@gmail.com

Pastoral da Criança

Objetivo

“Desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político”.

Assessor: Pe. Antônio de Araújo Silva
E-mail: araujo32silva@hotmail.com

Coord: Diác. Domingos Alves Cardoso
E-mail:

Pastoral Carcerária

Objetivo

Ser presença de Jesus Cristo e da Igreja Católica nos estabelecimentos de privação de liberdade de qualquer espécie, contribuindo para a preservação dos direitos humanos, civis e sociais dos encarcerados e encarceradas, condenados/as ou provisórios/as, amparados pela Constituição Federal, a Legislação Nacional e do Estado do Piauí e normas e acordos internacionais , bem como dialogar com gestores e autoridades, estabelecendo um regime de parceria com o Poder Público com intuito de criar e implementar projetos que visem à reintegração do presos à sociedade e contribuam com o desencarceramento.

Assessor: Diác. José Ribamar de Moraes Silva
e-mail: diaconoribamar@gmail.com

Coord: Diác. Rhuan Francisco Veras da Silva
E-mail: rhuanveras@gmail.com

Pastoral da Juventude

Objetivo

O Setor Diocesano da Juventude (SDJ) é um espaço de comunhão e participação para unir e articular todos os segmentos de juventude da Diocese, em uma Pastoral Orgânica. A missão do SDJ, nesse sentido, é favorecer a integração e o diálogo, além de propor algumas diretrizes comuns para a evangelização, considerando as necessidades de cada realidade diocesana e as específicas de cada segmento juvenil: Pastoral da Juventude, Novas Comunidades, Movimentos Juvenis e Congregações (Cf. CNBB, Doc. 85, n.195).

Assessor: Pe. João Paulo Leite Rocha
E-mail: jleiterocha@bol.com.br

Coord: Laércio Paiva da Silva
E-mail: laerciopaiva54@gmail.com

Pastoral da Educação

Objetivo

Propõe uma educação que ofereça às crianças, aos jovens e aos adultos, o encontro com os valores culturais do próprio país, descobrindo ou integrando neles a imersão religiosa e transcendente. (Dap nº 334).

Assessor: Pe. Ronaldo Sousa dos Santos
E-mail: d_rosouza@hotmail.com

Coord:
E-mail: amorimvera@gmail.com

Pastoral da Pessoa Idosa

Objetivo

Assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas, através da promoção humana e espiritual, respeitando seus direitos, num processo educativo de formação continuada destas, de suas famílias e de suas comunidades.

Assessor: Pe. João Maria Araújo
E-mail: padrejoma05@hotmail.com

Coord: Marisete Franco Neves
E-mail: marisetefranoneves@gmail.com

Ensino Religioso

Objetivo

O ensino religioso se caracteriza pela busca da compreensão das diferentes formas de religião, tendo como cerne o sagrado como fenômeno religioso, o qual objetiva compreender as diversas manifestações do sagrado, em seus diferentes contextos culturais, proporcionando reflexões sobre fundamentos, costumes e valores das várias religiões existentes na sociedade, de modo a contribuir na formação e construção, dos sentidos pessoais de vida a partir de valores, princípios éticos e da cidadania.

Coord: Maria Sueli Lopes da Silva
E-mail: ms.ls10filo@gmail.com

COMIDI

Objetivo

Organismo que tem como finalidade zelar pela animação, articulação, formação e cooperação missionária. Tendo como tarefa, impulsionar de forma permanente a ação missionária da Diocese.

Assessor: Pe. Tarciso Pereira dos Santos Junior
E-mail: missionariojrtarciso@hotmail.com

Coord: Roberto Meneses Xavier
E-mail: menesesxavier@hotmail.com

Infância Missionária

Objetivo

Despertar o espiríto missionário entre as crianças da IAM, depois entre as famílias e a sociedade.

Assessor: Pe. Tarciso Pereira dos Santos Junior
E-mail: missionariojrtarciso@hotmail.com

Coord: Lúcia Maria do Nascimento

Ação Social

Objetivo

Atender crianças, adolescentes, voluntários e famílias, fortalecidos por um espírito solidário, apropriando-os de conhecimentos para o exercício à políticas públicas que garantam seus direitos básicos e sociais e melhorem sua qualidade de vida.

Assessor: Pe. José Carvalho de Siqueira
E-mail: jscarvalho.pi@gmail.com

Comissão Art. CEB´S

Objetivo

Evangelizar ouvindo a história do povo, suas conquistas e suas necessidades. A Palavra, leitura popular da Bíblia, fé e vida, vida do povo da comunidade. Assumir a condição de discípulos missionários de Jesus, sendo presença de vida e missionariedade diante dos desafios do mundo de hoje, alicerçados pela palavra de Deus, Eucaristia, Caridade e Ação missionária fortalecer nossas Comunidades, nossa Igreja.

Assessor: Pe. José Cícero Silva
E-mail: pecicerojc@gmail.com

Coord: José Airton de Oliveira Leitão

COMASE

Objetivo

Entrar na vida de cada movimento, vivenciando a sua espiritualidade; animar as coordenações de cada movimento, serviços e associações religiosas; realizar formação à luz do evangelho.

Assessor: Pe. Hilderlan de Oliveira
E-mail: deoliveirasousa2008@hotmail.com

Coord: Christian Serejo
E-mail: christianserejo07@gmail.com

Terço dos Homens

Objetivo

Reunir homens para rezarem o terço, pela a santificação das famílias e salvação do mundo ajudar a igreja local em seus serviços e pastorais em comunhão com os demais serviços e pastorais paroquiais e diocesana. Os homens através do terço vem buscando atender a necessidade de salvar a família.

Assessor: Pe. Hilderlan de Oliveira
E-mail: deoliveirasousa2008@hotmail.com

Coord: Raimundo Nonato da Silva
E-mail: thmr@gmail.com

ECC

Objetivo

É um serviço da Igreja para evangelizar a família, primeiro núcleo de inculturação e da evangelização e para despertar os casais para as pastorais paroquiais, devidamente integrados na Pastoral de Conjunto da (Arqui)Diocese.

Assessor: Pe. Oscar do Nascimento Almeida
E-mail: oscaralmeida3@gmail.com

Casal Coord: Nazon B. da Silva e Mª do Socorro da Silva
E-mail: socorroflira@hotmail.com

EMM

Objetivo

O Fim de Semana – FDS do Encontro Matrimonial Mundial é uma experiência projetada para Casais sacramentados ou sem impedimentos, Sacerdotes e Religiosos (as), que visa promover e valorizar os Sacramentos Missionários do Matrimônio e da Ordem Sacerdotal. Sua especialidade é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus. É uma oportunidade para que casais possam fortalecer seu relacionamento através do diálogo. Uma ocasião para examinar suas vidas a dois, compartilhar sentimentos, esperanças, alegrias, protegendo o
amor de forma prática.

Assesor: Pe. Edimar Silva de Lima
E-mail: paodavida_lima@yahoo.com.br

Casal Coord: Pedro Cardoso e Toinha

Conselho Pastoral dos Pescadores 

Objetivo

 Ser presença de gratuidade evangélica no meio dos pescadores e das pescadoras, cultivando assim as sementes do Reino que existem no meio deles e delas. Sendo movido pela força libertadora do Evangelho, colaborando com os pescadores e as pescadoras nos justos anseios de suas vidas. Além disso, respeitando sua cultura, estimulando suas organizações, tendo em vista a libertação integral e a construção de uma nova sociedade. Para isso, se faz necessário animar, formar e articular fraternalmente as pessoas que trabalham a serviço dos pescadores e das pescadoras, lutando por todos os meios necessários para defesa e preservação do meio ambiente.

Coord: Luciano Silva Galeno
E-mail: galenoilhaativa@gmai.com

Pastoral dos Acólitos

Objetivo

O Ministério do Serviço ao Altar é composto por crianças e Adolescentes que se dispõem a este ato litúrgico. Um serviço antiquíssimo dentro da história da Igreja. Costumo sempre citar os 03 verbos de todo coroinha: AMAR – SERVIR – REZAR. Seguindo estes objetos, tudo é graça. Um grupo sem a oração é um árvore sem frutos. Um serviço privilegiado pois nem mesmo
os anjos estão tão perto da Eucaristia quanto os Coroinhas.

Coord: Evaldo de Souza s Silva Filho
E-mail: evaldodesouzaphb@outlook.com

Organismos e Ação Sócio – Transformadora

Cáritas Diocesana

Objetivo

Concretizando o amor de Jesus Cristo na construção da cidadania e dignidade humana, a Cáritas Diocesana de Parnaíba tem a missão de defender e promover toda forma de vida e participar da construção solidária da sociedade do Bem Viver, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social a partir do evangelho de
Jesus Cristo.

Diretoria:
Presidente – Dom Juarez Sousa da Silva
Vice-presidente – Rhuan Francisco Veras da Silva
Secretária – Vera Lúcia Maria Amorim dos Santos Gomes
Tesoureiro – Padre Eduardo Furtado
Conselheiro Fiscal – Padre Edimar Silva de Lima

Equipe de Campanhas

Objetivo

Planejar, em nível diocesano, as atividades de todas as campanhas a serem realizadas pela Diocese anualmente; Estimular a formação, assessorar e articular as equipes paroquiais no desenvolvimento das campanhas de solidariedade; Desenvolver ampla atividade de evangelização, principalmente nos momentos fortes das campanhas

Assessor:
E-mail: 

Coord: Francisca Maria Siqueira
E-mail: fmsscoelho@hotmail.com

Casa Bom Pastor

Responsáveis: Diác. José Ribamar de Moraes Silva
e Clécio Janes Alves dos Santos

Comunidade Terapêutica Rainha da Paz

Objetivo

Prevenir, Acolher e Reinserir dependentes químicos na sociedade brasileira, através da vivência em comunidade terapêutica, promovendo a transformação de vida e o exercício da cidadania.

Coord: Ricardo dos Santos Costa e Rayanne Maria de Sousa Pinto