A Pastoral da Criança da Diocese de Parnaíba celebrou no dia 01 de julho nas paróquias Nossa Senhora do Carmo e São Francisco de Assis na cidade de Piracuruca, os seus “30 anos em Missão a Serviço da Vida”.

13 comunidades das duas paróquias receberam líderes voluntários onde na manhã desse dia de festa, realizaram um trabalho missionário nas comunidades, levando a mensagem das ações básicas da Pastoral da Criança e a temática da Festa.

30 ANOS EM MISSÃO A SERVIÇO DA VIDA, esse tema faz parte da memória coletiva da Pastoral da Criança, vem sendo trabalhado e irá potencializar a nossa caminhada. A palavra Missão nos remete à missionariedade de cristãos que somos, a palavra Serviço nos leva a forma como a Pastoral atua, estar a serviço, ser voluntariado (a), presença no meio da comunidade; a palavra Vida é o cerne de todo o trabalho da Pastoral; “Para que todos tenham vida e vida em abundância”(Jo. 10,10).

Na quadra de esportes da UESPI, fizemos o “encontro” com o antes e o agora da Pastoral da Criança, destacando os  voluntários que contribuíram e os que atualmente trabalham no acompanhamento de 4.091 crianças, 227 gestantes em 3.381 famílias, em 19 municípios, 158 comunidades e em 26 Ramos, 379 Líderes da Diocese de Parnaíba. Em seguida, aconteceram várias apresentações culturais, voltadas na sua maioria para o desenvolvimento das ações nas comunidades. Foram homenageadas todas as Paróquias, a Coordenação Estadual e Voluntários, com uma Placa dos 30 anos em Missão. Dom Juarez, bispo diocesano, esteve presente e motivou a todos a continuarem a “Serviço da Vida”.

Uma grande caminhada pelas ruas da cidade de Piracuruca animou voluntários que cantando e louvando foram acompanhados por um trio elétrico, levando à frente a imagem de Nossa Senhora do Carmo, seguindo para a Praça do Monumento Patronal, onde aconteceu a celebração eucarística e louvor em agradecimento pelos 30 anos de missão da Pastoral da Criança, momento rico de fervor missionário, encerrando com a partilha do bolo comemorativo e a confraternização.

A missão é algo que nos move, que nos faz agir em prol de uma causa, de algo ou alguém. Assim acontece também com a Pastoral da Criança que há 30 anos vem orientando as famílias sobre temas de saúde materno-infantil, colaborando para que milhares de crianças, de 0 a 6 anos, possam nascer e crescer com mais saúde e vida digna.

Acredite, confie! Temos em nosso trabalho a criança como prioridade absoluta. Por isso, a nossa missão é cuidar sempre melhor de nossas crianças, para que elas “tenham vida e vida em abundância”.

Raimundo Santos – Pastoral da Criança