Amados irmãos e irmãs,

Celebramos neste Domingo a solenidade da SS. Trindade.

Na oração do Credo, professamos a nossa fé no Deus Uno e Trino: Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado.

Até onde os nossos olhos de fé alcançam, podemos vislumbrar o mistério de nosso Deus, um só na identidade da mesma natureza divina e uma só comunidade na mais perfeita comunhão de vida, verdade e amor.

O Mistério da SS. Trindade é superior a nossa capacidade compreensão. Conta-se que Santo Agostinho andava em uma praia meditando sobre o mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas…

Enquanto caminhava, observou um menino que levava uma pequena tigela com água. A criança ia até o mar, trazia a água e derramava dentro de um pequeno buraco que havia feito.

Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O que vc está fazendo?

O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -“estou querendo colocar a água do mar neste buraco“.

Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -“mas você não percebe que é impossível?”.

Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: “ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!

Na Trindade reina um clima de união, comunhão, partilha e fidelidade. Jesus, que é um com o Pai, partilha o que é seu com o Espírito. Este, por sua vez, comunica e atualiza à comunidade cristã o que ouviu e recebeu. Inspirada no mistério trinitário, a Igreja ensina que a Trindade é a mais perfeita comunidade, paradigma, modelo, figurino para toda família, comunidade e sociedade. A SS. Trindade é a melhor comunidade.

Todos nós somos participantes da vida divina e do mistério trinitário. Fomos Batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, cumprindo o mandato expresso de Jesus: “Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo” (Mt 28,18-20).

A Igreja é fruto do mistério trinitário. A Trindade gera comunidade. Ela é a base sobre a qual a comunidade se constrói. Nela, toda autoridade provém do Pai, todo serviço provém do Filho e todos os dons (carismas) provém do Espírito Santo. Cada pessoa, na comunidade, recebe um dom para o bem de todos. Por isso, cada um, sendo o que é e fazendo o que pode, age para o bem da comunidade, colocando-se a serviço de todos, como dom gratuito. Desse modo, cada um e todos se tornam testemunha e sacramento da autoridade, do serviço e do dom do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Trindade que sois um só Deus. Tende Piedade de nós.

Dom Juarez Sousa da Silva, 07.06.2017