Nos dias 19 e 20 de julho, cerca de 5 mil romeiros de todas as dioceses do estado se reuniram em Bom Jesus do Gurgueia, sul do Piauí, para a 16ª Romaria da Terra e da Água, promovida pela CNBB NE 4 e pela Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, com o tema “Ecologia Integral a serviço da vida” e o lema “Com carinho preparaste essa terra para os pobres” (Sl 67,10).

A Diocese de Parnaíba marcou presença de forma significativa, com mais de 200 fiéis peregrinos, que saíram do norte do estado e percorreram cerca de 1000 km até o local do encontro. Estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Edivalter Andrade, seminaristas, diáconos, padres, religiosos, religiosas e membros do povo de Deus engajados na luta por justiça socioambiental.

A romaria teve como objetivo central reforçar a luta pela preservação do meio ambiente e pelos direitos dos mais pobres, sobretudo diante dos graves impactos socioambientais causados pelo avanço do agronegócio no sul do estado. A presença dos bispos do Piauí, além de autoridades públicas, lideranças sociais e representantes de movimentos e entidades ambientalistas, deu ainda mais força ao apelo da Igreja pela dignidade da vida e pelo cuidado com a Casa Comum.

O evento também foi motivado pela celebração dos 10 anos da Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e pela preparação da Campanha da Fraternidade 2025, que terá como tema Fraternidade e Ecologia Integral.

Durante a programação, os romeiros participaram de momentos de oração, reflexões, debates e celebrações, como a Santa Missa e a adoração ao Santíssimo Sacramento. O bispo de Picos e referencial para a Ação Sociotransformadora no Regional NE 4, Dom Plínio Luz, destacou que a romaria é uma expressão viva de fé, resistência e esperança:

“Queremos com mais esta edição buscar confortar os corações, principalmente dos mais necessitados e suplicar ao Senhor que anime e encoraje o nosso povo, numa grande manifestação de fé, resistência e esperança por um mundo mais justo e sem opressões”.

Ao final da celebração de encerramento, o bispo de Bom Jesus, Dom Marcos Tavoni, entregou a cruz peregrina ao bispo de Floriano, Dom Júlio César Souza de Jesus, que acolherá a 17ª Romaria da Terra e da Água em julho de 2028, ocasião em que o Regional Nordeste 4 celebrará os 40 anos da primeira Romaria da Terra e da Água no Piauí.

📸 Clique no link abaixo para conferir a galeria de fotos da participação da Diocese de Parnaíba na romaria:
➡️ Clique aqui e acesse

Matéria adaptada a partir de conteúdo do site da CNBB NE 4.