A Diocese de Parnaíba promoveu mais um encontro de Formação Continuada do Diaconato Permanente, realizado no município de Buriti dos Lopes, no dia 31 de agosto de 2025. O tema central do encontro foi: “A espiritualidade do Diácono Permanente”.

Durante o momento formativo, os participantes refletiram sobre quatro pontos principais:

1. O que é espiritualidade?

A espiritualidade foi apresentada como a presença do divino no humano, a vida no Espírito e a diversidade de expressões espirituais dentro da Igreja.

2. O diácono e sua espiritualidade

A partir da Sagrada Escritura e do Motu Proprio Sacrum Diaconatus Ordinem, do Papa São Paulo VI, destacou-se a vivência da oração, a obediência, a caridade e a castidade como elementos essenciais da espiritualidade diaconal. Também foram ressaltadas práticas como a leitura e meditação da Palavra de Deus, a participação nos sacramentos, a devoção à Virgem Maria e a obediência ao Bispo.

3. Espiritualidade e santidade

Inspirados na Exortação Apostólica Gaudete et Exsultate, do Papa Francisco, os diáconos foram convidados a compreender a espiritualidade como uma luta diária contra a mentalidade mundana e contra o mal. A santidade foi apresentada como uma vivência encarnada nas alegrias e dores da humanidade atual.

4. Desafios e urgências de nosso tempo

Foram apontados alguns desafios atuais que interpelam a vida e a missão do diácono: a tentação dos espiritualismos, a necessidade da unidade na diversidade, os riscos da superficialidade, a fidelidade e o testemunho diante dos escândalos, a perseverança na vocação e a luta contra o clericalismo e o mundanismo espiritual.

O encontro representou um momento de aprofundamento da vocação diaconal, reafirmando o chamado ao serviço, à caridade e ao testemunho fiel da vida cristã, em comunhão com a Igreja e com a missão evangelizadora.