De 17 a 19 de outubro, a cidade de Picos (PI) acolheu o Encontro Regional de Liturgia com o tema “A compreensão do Mistério Pascal como memorial da Salvação à luz da Sacrosanctum Concilium”, conduzido pelo assessor Frei Davi Maria, OCD. A iniciativa, promovida pela Comissão Episcopal para a Liturgia do Regional Nordeste 4 da CNBB, teve como objetivo reunir agentes da liturgia de várias dioceses para um momento de formação, partilha e renovação litúrgica.

Pela Diocese de Parnaíba participaram o assessor diocesano de liturgia, Padre Franciermerson, acompanhado dos membros da Comissão Diocesana de Liturgia: Seminarista Lincoln, Sérgio e Maria de Lourdes. Eles tiveram a oportunidade de aprofundar a reflexão sobre a liturgia enquanto memorial da salvação, conforme a constituição litúrgica Sacrosanctum Concilium.

Durante os três dias de encontro, Frei Davi Maria ressaltou que “a liturgia é fundamental na vida da Igreja, pois estrutura a adoração, promove a comunhão entre os fiéis e conecta a comunidade com a tradição da fé”. Também foi destacado que esse momento de formação possibilita uma vivência mais consciente celebrativa por parte dos agentes litúrgicos, favorecendo uma participação mais ativa, frutuosa e em comunhão com o mistério pascal de Cristo.

Para o bispo referencial para a liturgia no Regional Nordeste 4, Dom Marcos Tavoni, “a participação dos agentes no encontro foi uma oportunidade preciosa de aprofundar a liturgia como oração da Igreja, e buscar na prática celebrativa os meios para uma participação mais viva e autêntica. Certamente sairemos daqui mais experientes e conhecedores do mistério pascal, onde o Cristo associa-se à Igreja, sua esposa amada, a qual invoca o seu Senhor e por meio dele rende culto ao Pai.”

Importância para a Diocese de Parnaíba
Para a Diocese de Parnaíba, o encontro representa uma oportunidade de fortalecer a ação litúrgica nas paróquias e comunidades, promovendo uma renovação formativa que repercute diretamente na qualidade das celebrações e na vivência da fé dos fiéis. Os agentes que participaram voltam com subsídios práticos e inspiradores para cumprirem sua missão de modo mais consciente e engajado.
Próximos passos
Na sequência, a Comissão Diocesana de Liturgia planejará encontros locais de formação para os diversos ministérios — leitores, acólitos, músicos e ministros extraordinários da Comunhão — a partir dos conteúdos trabalhados em Picos. A ideia é que a reflexão sobre o Mistério Pascal, enquanto memorial da salvação, inspire e oriente as celebrações em toda a Diocese, construindo uma liturgia que seja viva, participativa e fiel à tradição da Igreja.

A Diocese de Parnaíba agradece a todos os participantes e anima as paróquias a abraçarem esse momento de renovação litúrgica, comprometendo-se com a qualidade, a beleza e a verdade da celebração cristã.


Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.