Durante os dias 18, 19 e 20, Dom Edivalter Andrade, bispo diocesano de Parnaíba, realizou a tradicional visita aos seminaristas da Diocese que residem no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro Angelim, em Teresina. Acompanhou-o o reitor do Seminário Propedêutico de Parnaíba, Pe. Gleison Menezes, juntamente com os seminaristas propedeutas.

Essa visita, que acontece todos os anos, é um momento importante de convivência e partilha entre o bispo e os seminaristas das etapas do discipulado e da configuração. Além disso, constitui uma oportunidade para que os propedeutas conheçam as casas de formação que poderão se tornar sua futura residência no próximo ano. Atualmente, a Diocese conta com 23 seminaristas maiores em Teresina e 6 seminaristas propedeutas em Parnaíba.

A programação teve início na manhã da terça-feira (18), com um almoço na Casa de Filosofia Dom Edilberto Dinkelborg, onde todos foram acolhidos pelo corpo formativo das duas casas, bem como pelo reitor geral, Pe. Antônio Soares. Na quarta-feira, Dom Edivalter reuniu-se com todos os seminaristas da Diocese e partilhou sobre o Projeto Pastoral para os próximos cinco anos, elaborado na última Assembleia Diocesana de Pastoral, a partir das diretrizes gerais da CNBB. Os dias seguintes foram marcados por momentos de partilha pessoal, confraternização e convivência fraterna.

Na quinta-feira pela manhã, Dom Edivalter presidiu a celebração eucarística no Seminário de Filosofia, ato litúrgico que encerrou sua visita aos seminaristas.

A visita de um bispo ao Seminário expressa o zelo pastoral e paterno dos epíscopos do Piauí pela formação dos futuros presbíteros do nosso estado. Além disso, fortalece a esperança e o ânimo dos seminaristas que se preparam para servir ao povo de Deus em suas dioceses.

Rezemos pelo nosso bispo diocesano e pelo seu pastoreio em nossa Igreja particular, pelos formadores do Seminário Interdiocesano e pela perseverança dos nossos jovens que vivem este tempo de formação e discernimento vocacional, para que sejam fiéis ao chamado do Senhor e generosos em sua resposta.
Por seminarista Elano Pedroza Oliveira.


Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Ops...
Você precisa estar autenticado para enviar comentários.