Dom Juarez Sousa da Silva
Por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica
Bispo de Parnaíba

DIA DOS RELIGIOSOS E RELIGIOSAS

Queridos amigos(as) Religiosos e Religiosas, Saudação, Paz e Bênção!
Neste mês vocacional, este domingo (27) é dedicado à vocação da Vida Religiosa Consagrada masculina e feminina. A Igreja nos convida a contemplar a vida consagrada de homens e mulheres que, pertencentes a diversas Ordens Religiosas, Congregações e Institutos de vida consagrada, vivem no mundo, no Brasil e entre nós na Diocese de Parnaíba.
Meus irmãos padres e frades Franciscanos e Capuchinhos. Minhas queridas irmãs: Irmãs pobres de Santa Catarina de Sena, Irmãs Cordimarianas, Irmãs Josefinas, Irmãs Teresinhas, Irmãs Filhas de Santa Teresa, Irmãs Catequistas Franciscanas, Irmãs Franciscanas de São José, Irmãs Franciscanas do Coração de Maria, Irmãs Ursulinas. Vocês são dons de Deus presentes em nossas paróquias e comunidades. Saibam de nosso apreço e gratidão por vocês. Lamentamos que este ano, mesmo contra a nossa vontade, mas compreendendo as situações próprias de cada congregação perdemos as Irmãs Filhas de Santana e as Irmãs Servas Pobres de Jesus Cristo. Que pena!
Homenageamos e saudamos também neste domingo do mês vocacional, aos consagrados(as) das Novas Comunidades: Associação Face de Cristo, Comunidade Católica Restauração, Comunidade Católica Shalom, Comunidade Católica Deus Proverá. Vocês são a surpresa de Deus na vida da Igreja, hoje, integram, aos mesmo tempo os diversos carismas e vocações: ministério ordenado, vida consagrada, e vida laical. Obrigado por sua presença em nossa diocese.
Louvamos a Deus e agradecemos a vocês, irmãos e irmãs que seguem a inspiração carismática, profética e apostólica que o Espírito Santo suscita na Igreja, chamando homens e mulheres a serem sinais do Reino aqui na terra. A viverem, na fidelidade, a pesar dos desafios, os conselhos evangélicos: pobreza, obediência e castidade, vivendo em comunidade. Vocês, pelo seu testemunho e bom exemplo, têm muito a falar ao mundo de hoje.
Que Deus lhes abençoe e confirme, “para que todos tenham vida”.

+ Juarez Sousa da Silva – bispo diocesano