Projetos Sociais

Ação Social
O projeto social no desenvolvimento das diversas atividades quer colocar em prática o mandato de amor de Jesus Cristo visando a promoção da dignidade humana, especialmente nas seguintes dimensões:

Dimensão Social Pedagógica
O projeto Social, consciente da sua responsabilidade contribui no combate à desnutrição das crianças e adolescentes que são atendidos diariamente nos centros sociais, ao mesmo tempo em que incentiva o interesse e gosto pelos estudos.

A Dimensão Social Pedagógica se caracteriza mais no perfil sócio-evangelizador, despertando nas comunidades a concisência da importância do voluntariado, desenvolvendo junto às famílias das crianças o senso de responsabilidade social, tendo em vista o engajamento nas pastorais e ações doletivas da comunidade.

São crianças, adolescente e jovens que participam nos Centros Sociais, onde recebem alimentação digna e formação no campo cultral, religioso, intelectual e de cidadania.

Ações sócio-pedagógicas:
– Cursos de capacitação para os 70 voluntários;
– Reuniões de planejamento;
– Acompanhamento às famílias;
– Cursos de reaproveitamento de materiais recicláveis, dentre outros;
– Atividades educativas e recreativas nos 12 Centros Sociais;
– Acompanhamento alimentar diário de 500 crianças;
– Palestras para as famílias e comunidades;

Dimensão Social Econômica
Que tem o perfil socio-transformador, buscando desenvolverem atividades que objetivem trabalho e geração de renda.São também mulheres carentes, mães solteiras inda bem jovens, desempregadas e algumas que sofreram ou sofrem violência de seus maridos. Nosso trabalho resgata o sentido da vida, da cidadania e auto-estima destas mulheres.

(Ações sócio-econômicas) – Grupo das costureiras
Acontece nas comunidades periféricas de nossa cidade e em regiões vizinhas. Ao longo do ano, são realizados cursos como: corte e costura, pintura em tecido, reaproveitamente de papéis (jornal, revista, etc), produção de sabão líquido, dentre outros que dispertem o interesse para o trabalho de autosustentação.

Trabalhos Agro-ecológicos
As atividades agro-ecológicas são realizadas em três modalidades:
-Horta Orgânica;
– Roça comunitária;
– Hidroponia;

São também homens que trabalham com suas famílias na roça comunitária e na horta orgância. Muitos destes homens, por falta de qualificação profissional não conseguem entrar no mercado de trabalho formal. No trabalho com a terra encontram sua verdadeira aptidão.

Nossa meta
Contribuir para o desenvolvimento e bem estar das comunidades, sobretudo das crianças que são objetivos de predileção de Deus.

Queremos multiplicar o número de beneficiários e estender as ações a seus familiares. A fim de contribuir com a formação básica e social das crianças que habitam nas periferias da nossa cidade. A Diocese de Parnaíba convida as pessoas de boa vontade para colaborar como voluntários.