Coordenadores da Pastoral da Comunicação das dioceses que compõem o Regional Nordeste IV da CNBB reuniram-se na Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Teresina no último sábado dia (02). A Pascom de Teresina foi anfitriã do momento que contou com a presença do bispo de Oeiras e referencial da Pascom no Regional, Dom Edilson Soares Nobre. Esse foi o primeiro encontro do pastor com os coordenadores das dioceses de Teresina, Campo Maior, Parnaíba, Floriano, Picos e Oeiras.

A abertura teve a condução do padre Raimundo Duarte (Coordenador Regional da Pascom ) que foi o responsável pelo momento de oração. Além dele, também participou o Secretário Executivo do Regional Nordeste IV, padre Ataan Nerson.

Coordenadores da Pascom Regional Nordeste IV, na Cúria Metropolitana de Teresina

A proposta principal do encontro foi aprofundar a compreensão e o serviço da comunicação na Igreja, além de definir o calendário anual de formações para o ano de 2018. Na ocasião, Dom Edilson teve a oportunidade de ouvir os representantes de cada diocese, onde puderam compartilhar as experiências e realidades do trabalho que desempenham em sua missão de comunicar a Palavra de Deus através dos veículos de comunicação da Igreja.

“Quando falamos em comunicação temos a tendência de pensar apenas nos meios de comunicação, mas precisamos entender que a Comunicação na Igreja vai muito além disso, parte principalmente do testemunho, é viver aquilo que Jesus  comunica. Depois sim, usar de todos os meios disponíveis e comunicar em todos os tempos. Agora, de fato, é um desafio imenso  evangelizarmos num terreno tão fluido, onde temos carências de recursos. Mas há uma certeza: nossa missão é levar a novidade do Evangelho para todos esses campos e com união e unidade, e isso é possível”, afirmou o bispo referencial da Pascom.

Ele ainda enalteceu a importância de se trabalhar os quatro eixos do Diretório de Comunicação como sendo um norte para a atuação da Pascom: formação, articulação, produção e espiritualidade. “Precisamos colaborar uns com os outros, mas o primeiro obstáculo é : não ter medo da distância! É preciso quebrar essa barreira”, sugeriu.

Ao final da reunião de planejamento, a coordenação regional da Pascom definiu as datas dos três encontros formativos que acontecerão ao longo de 2018, sediados em diferentes dioceses: Campo Maior, Parnaíba e Oeiras, respectivamente.

Cristiane Pinheiro (Pascom Teresina), Dom Edilson Nobre (Bispo de Oeiras e Referencial da Pascom Nordeste IV) e Celene Fontinele (Pascom Parnaíba)

Além dos encontros presenciais, também ocorrerão encontros virtuais, a exemplo do que já acontece em outros regionais do País, como forma de diminuir as distâncias, sem comprometer os resultados esperados.

Cristiane Pinheiro coordena a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana de Teresina e demonstrou satisfação com a realização do momento. Ela enalteceu a oportunidade de reestabelecer ações conjuntas dos membros da pastoral em todas as dioceses do Piauí. “Ficamos muito satisfeitos e animados com tudo que foi partilhado hoje. Conhecemos as dificuldades existentes, pois muitas delas são comuns a todos nós. Mas acredito que mantendo a unidade e a alegria de levar o Evangelho de Cristo através da nossa missão pastoral, enquanto comunicadores cristãos e leigos, seremos, certamente, sal e luz na sociedade” , pontuou.

Fonte: Arquidiocese de Teresina

Fotos: Pascom Diocese de Picos