Na caminhada da fé, a quaresma põe um marco fundamental que visibiliza o processo de conversão pessoal e comunitário: a entrega do coração a Deus para que ele tome conta de todo o nosso ser.

A quaresma chegou! Somos convidados a sentir, com o coração, o caminho e a caminhada de conversão. Quarta-feira de cinzas, não é apenas o começo da quaresma e pronto. Quarta-feira de cinzas é o sentido da quaresma. A cinza que é colocada na cabeça com as palavras: “converta-se e creia no evangelho” é o indicativo de que toda a vida, iluminada pela quaresma, é para a conversão a partir de atitudes humildes de arrependimento diante do Senhor.

Para ajudar, no caminho da conversão, a Igreja sempre coloca um apelo concreto de conversão: caridade, a oração e o jejum, a através campanha da fraternidade.

Neste ano, o tema é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema é “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15).

O objetivo Geral é “Cuidar da criação de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.”

Biomas são conjuntos de ecossistemas com características semelhantes dispostos em uma mesma região e que historicamente foram influenciados pelos mesmos processos de formação. No Brasil temos 06 biomas: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Nesses biomas vivem pessoas, povos, resultantes da imensa miscigenação brasileira.

Os biomas brasileiros sofrem interferências negativas desde a chegada dos primeiros colonizadores ao Brasil. Os colonizadores começaram a extração do pau-brasil usando, no início, a mão de obra escrava de indígenas e mais tarde dos africanos.

Hoje, após mais de 500 anos, o que restou da beleza natural descrita por Pero Vaz de Caminha?

A Igreja Católica há algum tempo, tem sido voz profética a respeito da questão ecológica. Neste início do terceiro milênio, ter uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, sendo mais de 160 milhões vivendo em cidades gera sérias preocupações.

O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas dos biomas brasileiros.

À luz da fé, nos interrogaremos nas reflexões desta Campanha da Fraternidade de 2017 sobre o significado dos desafios apresentados pela situação atual dos biomas e dos povos que neles vivem. E abordaremos as principais iniciativas já existentes para a manutenção de nossa riqueza natural básica. Apontaremos propostas sobre o que podemos e devemos fazer em respeito à criação que Deus nos deu para cultivá-la e guardá-la.

Oração da CF 2017
Deus, nosso Pai e Senhor,
nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum.
Cresça em nosso imenso Brasil
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas e da beleza e
riqueza da criação

alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes.
Amém!

Dom Juarez- 02 .03.2017