O penúltimo dia da escola de catequese (21/07), iniciou com a santa missa presida por Dom Juarez, bispo diocesano, e concelebrada pelo Pe. João Paulo Moreira, Pe.Jonilson,  Pe. Antonio Marcos Depizzoli, Pe. Edimar Lima e Pe. Antônio Araújo, auxiliados pelos Diáconos Osvaldo e Pedro.

Na ocasião, aconteceu a Renovação das Promessas do Batismo dos catequistas, que durante a semana representaram familiares e catequizandos nos ritos do processo de iniciação à vida cristã com inspiração catecumenal.

Para Dom Juarez, ser cristão é motivo de alegria: “a medalha de ouro que os catequistas merecem é o prêmio que Deus tem reservado, que Jesus prometeu, é a recompensa que somente Deus pode dar, é participar dessa alegria do ser cristão. Vamos receber agora o sinal da fé, a fé que nós como catequistas, bispo, padres devemos dizer que não é um peso, não é um presente que se baseia no rigor da lei, das proibições. A fé é uma satisfação que brota na cruz. Quanto mais ela é fincada na cruz, mais traz alegria ao coração. Só sente essa alegria quem faz uma experiência, uma caminhada com Cristo. Ser cristão para nós é uma graça.”

Após a celebração, padre Antônio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, apresentou o Documento 107, “Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários”, que foi aprovado na 55ª Assembleia Geral dos Bispos, em Aparecida-SP, nos dias 26 de abril a 05 de maio de 2017.

Os catequistas se aprofundaram durante todo o dia no estudo a partir do ícone bíblico do encontro de Jesus com a Samaritana e de algumas fases da iniciação à vida cristã: primeiro anúncio; mergulho no Mistério; gestação do cristão; João Batista: modelo de introdutor e Maria: modelo de catequista.

À noite, os seminaristas Arimatéia, Juvenal e Neto, juntamente com os catequistas, participaram de um workshop com o Pe. Antônio Marcos Depizzoli, onde fizeram diversas perguntas sobre sua vocação e sobre o avanço da catequese no Brasil.

Na manhã do dia 22/07, Pe. Antônio Marcos presidiu a celebração da Solenidade de Santa Maria Madalena. Em seguida, deu-se continuidade aos estudos, destacando os temas da novena de natal que está em fase de edição na CNBB. Os encontros desse ano serão iluminados pela reflexão da iniciação à vida cristã.

Encerrando as atividades, Dom Juarez agradeceu a todos os que contribuíram para a realização de mais uma semana de estudos e crescimento da catequese na diocese. Logo após, aconteceu uma avaliação onde todos se dividiram em grupos e responderam a quatro perguntas: o que vi? O que ouvi? O que senti? O que aprendi?. Os resultados foram mostrados pelos envolvidos de forma alegre e criativa.

“Tudo o que precisamos conhecer de Deus e seu mistério encontramos na pessoa de Jesus.” (Doc.107, n.87)

A CNBB preparou um material para facilitar as formações e estudos do Documento 107. Os arquivos em formato PowerPoint, estão disponíveis no link abaixo:

Veja mais fotos da Semana Catequética: