Meus prezados irmãos e irmãs,

Nesta Quarta-feira de cinzas, iniciaremos nossa caminhada quaresmal, preparação imediata para a Páscoa do Senhor, com o forte convite à conversão através da Oração, Jejum e da Caridade. No itinerário catecumenal, é o tempo da PURIFICAÇÃO\ILUMINAÇÃO, oportuno para celebrar a preparação imediata aos sacramentos, cuja fonte é a Páscoa.O forte convite evangélico, “Convertei-vos e crede no Evangelho”, e a imposição das cinzas, este ano devem ser feitos com a recitação única e geral das palavras, e deixando cair a cinza na cabeça de cada fiel, conforme a orientação da Congregação para o Culto Divino, em tempo de pandemia.

A Campanha da Fraternidade – 2021, “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade (Ef 2,14), Fraternidade e diálogo de amor”, é legítima e deve ser abraçada e assumida em nossa Diocese de Parnaíba. As controvérsias, dado o seu caráter ecumênico, não invalidadam o seu irrenunciável valor de busca do diálogo e da fraternidade. É preciso assumir de forma positiva a CFE-2021: reflexões, uso do material, texto-base, cartaz, encontros quaresmais, Coleta Nacional da Solidariedade etc. Não fiquemos indiferentes. A indiferença é uma maneira sutil de se omitir e negar.

“Cristo é a nossa Paz.”

A todos uma abençoada Quaresma rumo à Páscoa do Senhor, “para que todos tenham vida.”