Acontece no Centro de Treinamento Sagrada Família em Parnaíba, mais uma etapa da Escola de Catequese que teve início na última segunda-feira, 17/07.  Pela manhã houve a acolhida dos catequistas das diversas paróquias da diocese com a festa das inscrições, modelo esse de iniciação cristã de inspiração catecumenal que a diocese vem trabalhando para a implantação em nossas comunidades. Na santa missa presidida por Dom Juarez, bispo diocesano, aconteceram as celebrações  da acolhida, entrega da bíblia e de apresentação dos catequizandos, ritos que são realizados em cada missa nesses dias de formação, para que os catequistas obtenham a experiência e assim coloquem em prática em suas comunidades.

Na parte da tarde os catequistas puderam escutar Pe. Edimar Lima, reitor do Seminário Propedêutico de Parnaíba, que falou sobre a Espiritualidade Mariana, destacando a presença de Maria na Igreja e sua importância na história da Salvação. “Maria que é modelo de fé, advogada nossa, rainha da evangelização, mulher de Deus, senhora da luz. Sua luz verdadeira é Jesus que ela traz, trouxe e carregou no seu ventre. Ela é mulher iluminada.”

À noite, o seminarista Francisco Café fez uma roda de conversa com os catequistas, possibilitando um apanhado do que está sendo bom e das dificuldades que estão surgindo com a introdução da iniciação cristã de inspiração catecumenal, o que gerou uma boa partilha.

Hoje, dia 18/07, a formação contou com a assessoria da catequista Cristiane Rosá da diocese de Joinville – SC, que pela manhã aprofundou o tema Iniciação à Vida Cristã e à tarde orientou os catequistas que, usaram de criatividade e alegria na participação de uma oficina que teve como foco as visitas missionárias às famílias, parte inicial do processo catequético.

A Escola de Catequese vai até o dia 22 de julho com celebrações, oficinas, estudos e momentos de espiritualidade.