Nesta quarta-feira, 20 de março de 2024, Dom Edivalter Andrade conduziu a primeira reunião do Conselho Presbiteral desde sua posse canônica, apresentando os membros eleitos e colaboradores para o governo da Diocese de Parnaíba.

Nesta quarta-feira, 20 de março de 2024, o Bispo Diocesano de Parnaíba-PI, Dom Edivalter Andrade, reuniu, pela primeira vez, desde a sua posse canônica, o Conselho Presbiteral que foi constituído a partir do encontro de 26 de fevereiro do corrente ano, quando os presbíteros escolheram, por votação, os seus representantes no atual Conselho Presbiteral. Além dos eleitos, há também membros escolhidos livremente pelo bispo e outros pela função que exercem.

O Conselho Presbiteral é um “grupo de sacerdotes que seja como que o senado do Bispo, representando o presbitério, cuja missão consiste em ajudar o Bispo no governo da diocese em conformidade com a norma do direito, para promover da melhor maneira possível o bem pastoral da porção do Povo de Deus que foi confiada” (cf. Cân. 495). São, portanto, membros do Conselho Presbiteral da Diocese de Parnaíba, os seguintes padres:

Além destes, a reunião contou com a presença de convidados:

Na mesma sessão deste dia 20 de março, o Bispo Diocesano apresentou ao Conselho Presbiteral os escolhidos para serem Membros do Colégio dos Consultores e demais colaboradores no governo de toda a diocese, principalmente na direção da atividade pastoral, na administração da diocese e no exercício do poder judicial. São colaboradores do Bispo Diocesano na Cúria Diocesana:

Durante a sessão, Dom Edivalter Andrade também apresentou outros colaboradores designados para auxiliar no governo da diocese, incluindo o Vigário Geral, o Chanceler da Cúria e os integrantes do Tribunal Eclesiástico.

VIGÁRIO GERAL:

CHANCELER DA CÚRIA:

TRIBUNAL ECLESIÁSTICO:

Vigário Judicial – Dom Alfredo Schaffler
Defensor do Vínculo-Promotor – Pe. Edimar Silva de Lima

Juízes Auditores:
Mons. Carlos Alberto Seixas de Aquino
Pe. Sandro Lima da Silva
Pe. Ronaldo Sousa dos Santos
Notário: Sr. Antônio Araújo Ayres

Além das nomeações, foram discutidos diversos assuntos, incluindo a definição dos Vigários Regionais como Coordenadores Regionais e outros detalhes relacionados à atividade pastoral da diocese. Os eleitos foram:

Pe. Antônio Brasilino Filho – Coordenador do Zonal Norte 1
Pe. Antônio de Araújo Silva – Coordenador do Zonal Norte 2
Pe. Antônio Nilson Gomes de Oliveira – Coordenador do Zonal Sul 1
Pe. Jeremias de Oliveira Lima – Coordenador do Zonal Sul 2

A definição do Coordenador Diocesano de Pastoral; dos Padres e Diáconos Referenciais de Pastorais e Movimentos Apostólicos; os Assessores e Diretores Espirituais de Movimentos e Associações Religiosas, será ainda completada ao longo do semestre e publicada em tempo oportuno.

O Bispo Diocesano concluiu a reunião com um apelo à comunidade, convidando todos a se unirem na busca pela vivência da vocação da Igreja como Povo de Deus na sinodalidade, compartilhando a alegria da salvação e do amor divino.

Outros assuntos serão discutidos na próxima reunião do Conselho, marcada para o dia 26 de março.

Conecte-se conosco através das redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades, eventos e mensagens da Diocese. Siga-nos e faça parte da nossa comunidade online! Clique aqui.