A Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, em Parnaíba (PI), foi tomada na tarde do ultimo sábado, 03 de fevereiro, pelos fiéis do Norte do Piauí para acompanhar a posse canônica do seu novo Pastor: Dom Edivalter Andrade, o qual foi recebido pelo administrador diocesano na praça da Graça, beijou o crucifixo e aspergiu a si mesmo e aos presentes com água benta.

Após esse primeiro momento na praça, o reverendíssimo bispo adentrou à catedral Nossa Senhora da Graça, onde fez orações diante do Santíssimo Sacramento e colocou flores no local onde está sepultado Dom Joaquim Rufino do Rêgo, que foi bispo de Parnaíba por 15 anos, entre 1986 e 2001.

O rito de posse canônica, o qual foi presidido pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina e Presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Juarez Marques, iniciou-se ainda no começo da celebração eucarística, onde na oportunidade, foi lida pelo chanceler da Cúria diocesana, Pe. Estevão Prondi, a bula na qual o Papa Francisco nomeou, Dom Edivalter, bispo diocesano de Parnaíba. Em seguida, o novo bispo recebeu do Metropolita Dom Juarez Marques e de Dom Alfredo Schaffler, bispo emérito de Parnaíba, o báculo e depois recebeu a saudação de todo o clero diocesano, em sinal de obediência e respeito ao seu novo pastor.

A cerimônia contou com a presença do clero diocesano de Parnaíba e de outras dioceses, religiosos(as), seminaristas, autoridades públicas e toda a comunidade católica. Além do Metropolita Dom Juarez Marques, todos os bispos do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estavam presentes, inclusive os eméritos.

Em sua homilia, Dom Edivalter reafirmou que a proximidade será a marca do seu episcopado: “A nossa missão é ser para a Igreja e para o mundo sacramento da proximidade. A bula de nomeação lembra da solicitude que devemos ter para com o pastor, mas lembra a mim o dever de ser próximo. Proximidade que requer de nós, ministros ordenados, compaixão, ternura e complacência. Gestos solidários que dão solidez à pessoa do sacerdote e que dão verdadeiro sentido pastoral e missionário à nossa vocação”, destacou. (Fonte: CNBB – NE 4)

O padre Edimar Silva de Lima, que foi o administrador diocesano por 7 meses, falou da alegria que a posse de Dom Edivalter representa a parcela do povo de Deus que está em Parnaíba: “Nosso coração se encheu de alegria desde o momento em que o Papa Francisco nomeou Dom Edivalter nosso 7º bispo diocesano. Desde aquele dia esta Igreja se encheu de expectativa e de entusiasmo. Somos uma diocese de profunda vivência na fé, de um grande acolhimento e queremos caminhar com o nosso pastor, para que ele seja essa presença de Cristo no meio de nós e nos conduza com muita sabedoria e humildade”, disse.

Dom Edivalter Andrade foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo de Parnaíba no dia 08 de novembro de 2023. Ele nasceu no dia 17 de abril de 1962, em Barra de São Francisco-ES, Diocese de São Mateus. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 8 de outubro de 1989 e em março de 2017 foi nomeado bispo de Floriano/PI, onde esteve por 7 anos.

Fotos: PASCOM – Diocese de Parnaíba