Na manhã da última terça-feira(08), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, presidiu o Rito de Dedicação da Igreja Catedral e Consagração do Altar, durante a cerimônia que marca as comemorações do Jubileu diocesano de 75 anos de Instalação da Diocese de Parnaíba e a Festa da Padroeira Nossa Senhora Mãe da Divina Graça.

A celebração realizada de acordo com os protocolos dos órgãos públicos de saúde, foi concelebrada pelo bispo diocesano Dom Juarez Sousa; Dom Alfredo Schaffler, bispo emérito de Parnaíba; Dom Jacinto Brito Sobrinho, Arcebispo de Teresina; Dom Edvalter Andrade, bispo de Floriano; Dom Francisco Gabriel, bispo de Campo Maior; Dom Eduardo Zielski, bispo de São Raimundo Nonato e Dom Marcos Antônio Tavoni, bispo de Bom Jesus do Gurguéia.

Participaram ainda, o Clero Diocesano, seminaristas, religiosos(as), leigos e leigas das pastorais, fiéis das paróquias da diocese e diversas autoridades, entre elas, o govenador Wellington Dias e sua comitiva.

Para Dom Juarez, Jubileu é tempo de sair em missão. “Não é tempo de triunfalismo nem de acomodação, pelo contrário, é tempo de reconciliação, de anúncio e de profecia. A profecia não morreu, nossos sonhos não morreram, e assim, hoje realizamos a Dedicação dessa igreja catedral. Depois de uma exaustiva pesquisa nos arquivos da diocese e da paróquia, nós vimos que a Igreja não foi Dedicada. Apesar das limitações impostas pela covid-19 estamos aqui para celebrar 75 anos desta amada diocese.”

Veja as fotos

Acesse a Edição Especial do Informativo Millenium e saiba mais sobre o significado do Rito de Dedicação da Catedral.

Veja o vídeo da Dedicação: