Introdução sobre a cidade
No período de 01 a 05 de fevereiro do ano de 2017, Dom Juarez e os seminaristas da teologia farão a visita pastoral missionária na cidade de Joaquim Pires. A cidade tem cerca de 13.817 habitantes, com população declarada católica de 12.284 pessoas, correspondente a 88,90% do total. Joaquim Pires está sob a proteção de Santa Dorotéia. A paróquia tem 71 localidades, 22 comunidades (terço e celebração da palavra) e 14 comunidades com capela. A paróquia está sob a administração do Pe. Ezio Rodrigues de Souza.

Encontro com o prefeito, vereadores e secretários
a manhã desta quarta-feira Dom Juarez se encontrou com as lideranças públicas, neste encontro estavam presentes o atual prefeito, Genival Bezerra, a primeira dama e secretária de educação, Lêda Maria, o vice prefeito, Lorival Cunha, os vereadores, Mariano Pereira, Edy Fontenele, Sansão, Isabelzinha, Zé Bezinho. Comparecera ainda o senhor Chichico, secretário de cultura, esporte e lazer, Edenilson Santos, Chefe de gabinete, Daivison, secretário de Finanças, Francisco Farias, secretário de agricultura, Edivaldo, secretário de obras e Socorro Machado, secretária de saúde.

Dom Juarez fez uma breve fala sobre a visita missionária pastoral que tem como
 objetivo a pedagogia do encontro. A visita pastoral missionária é uma oportunidade do bispo diocesano conhecer o seu rebanho, para que assim possa conduzi-los.

Em seguida Dom Juarez perguntou aos administradores da cidade quais as perspectivas, esperanças e dificuldades que o governo tem encontrado. A fala foi facultada ao ilustríssimo prefeito, Genival Bezerra. Ele apontou que o grande desafio é ter que fazer muito com poucos recursos, exigindo um equilíbrio para que as atividades possam ser bem administradas. A fala foi seguida pela primeira dama e secretária de educação, Lêda Maria que expôs a preocupação com a educação municipal, visando diminuir as taxas de analfabetismo. Falou da fundamental importância das famílias na educação, pois a educação inicia em casa, os professores são continuadores desta educação. Os vereadores também contribuíram com este momento encerrado com o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Chichico que apontou as drogas como um mal na sociedade atual e que tem

procurado desenvolver trabalhos para que possa ajudar estes jovens e para que isso aconteça é necessário o apoio das famílias. Dom Juarez finalizou o encontro lendo (I Tm 1, 6-8) seguido de uma breve fala relembrando que Jesus não nos deu um espírito de medo e sim de fortaleza.

Encontro com a equipe do conselho pastoral
Na tarde desta quarta-feira, Dom Juarez, Pe. Ezio e os seminaristas se encontraram com o conselho pastoral paroquial. Nesta reunião estavam presentes as seguintes pastorais: pastoral catequética, pastoral da comunicação, pastoral familiar, pastoral litúrgica, pastoral do dízimo, pastoral da juventude, pastoral do batismo e o grupo de danças. Dom Juarez incentivou que os coordenadores apresentassem a realidade das pastorais, quais as perspectivas, desafios e alegrias. Todos os coordenadores apresentaram as alegrias e os desafios, em seguida dom Juarez iluminou todas as perspectivas apresentadas e afirmou com muita clareza que o objetivo da visita pastoral missionária é conhecer, adentrar na vida povo e conhecer para poder orientar para o caminho certo.