A Igreja celebrou, neste domingo, 19 de novembro, O VII Dia Mundial dos Pobres. A iniciativa busca chamar a atenção para a situação das pessoas em situação de pobreza e marginalização e incentivar a solidariedade e o apoio aos menos favorecidos. Em todo o Brasil, diversas iniciativas foram realizadas a partir da motivação do tema “Não desvies o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7).

No Dia Mundial dos Pobres, a Igreja é chamada a ajudar os pobres e marginalizados e promover uma cultura de encontro e solidariedade. Nesse dia, muitas paróquias e instituições religiosas ao redor do mundo realizaram eventos e ações de caridade para auxiliar os necessitados e conscientizar a sociedade sobre a importância de combater a pobreza e a exclusão social.

O arcebispo de Cuiabá (MT) e presidente da Cáritas Brasileira, dom Mário Antônio da Silva, ressaltou que o Papa incentiva “a aspirarmos os caminhos para superar a pobreza, que passam pela conversão pessoal e comunitária, pela escuta atenta e respeitosa, pelo encontro fraterno e pelo serviço generoso”.

O convite do Papa para essa ocasião, segundo dom Maria é “a sair de nós mesmos e a ir ao encontro dos pobres, não como simples benfeitores, mas como irmãos e irmãs, que partilham a mesma humanidade e a mesma vocação à felicidade”. Destaque também para a prática das obras de misericórdia corporais e espirituais, “expressões concretas do amor de Deus pelos pobres e pelos necessitados”. Leia o artigo na íntegra.

Saiba o que foi realizado em algumas das iniciativas pelo Brasil:

Nordeste 3

Missas e gestos concretos, como a oferta de serviços gratuitos para a população e a distribuição de refeições, marcaram o Dia Mundial dos Pobres na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Foram realizadas atividades no Santuário Santa Dulce dos Pobres – com missa presidida pelo arcebispo, cardeal Sergio da Rocha – e em outras paróquias da sede primaz do Brasil. Saiba mais

Confira a cobertura em vídeo: https://youtube.com/watch?v=8eWPFuLVWqk%3Ffeature%3Doembed

Nordeste 4 (Piauí)

A Igreja no Piauí, por meio das Pastorais Sociais, realizou uma série de atividades que incluíram distribuição de alimentos, refeições, atendimentos de saúde, serviços de estética, acompanhamento psicológico e orientação jurídica.

O Dia Mundial dos Pobres marcou o Dia “D” da campanha “É tempo de cuidar, é tempo de agir”, uma promovida através do Fórum de Pastorais Sociais do Regional Nordeste 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE 4). Paróquias estabeleceram pontos de coleta e os fiéis foram incentivados a contribuir com doações de alimentos e itens de higiene pessoal ao participarem das missas.

Na diocese de Picos, houve ação social, visitas às famílias carentes e ofertas de serviços e palestras. Em Parnaíba, agentes de Pastoral distribuíram cestas básicas, roupas e calaçados para famílias de baixa renda, no contexto da Campanha “É tempo de cuidar, é tempo de agir”, simultaneamente com a campanha “Natal sem fome”. Já em Bom Jesus do Gugueia, foi realizado café da manhã partilhado, oferta de serviços de saúde, distribuição de cestas básicas e diversão para as crianças. Saiba mais

Foto: Diocese de Parnaíba

Nordeste 5 (Maranhão)

As dioceses de Caxias (MA) e Balsas (MA) registraram ações da VII Jornada Mundial dos Pobres no Regional Nordeste 5. Em Caxias, a Cáritas diocesana promoveu um encontro com famílias no Centro Educacional São Francisco. O encontro contou com oração, dinâmica de autoestima, encerrando com um lanche. Já na diocese de Balsas, a paróquia Santo Antônio realizou uma ação social com entrega de cestas básicas para as famílias carentes da região.

Leste 1

No Rio de Janeiro, a arquidiocese da capital fluminense teve ação realizada na Catedral Metropolitana de São Sebastião com colaboração de novas comunidades e de órgãos públicos na oferta de serviços. Foram atendidas 2.996 pessoas.

Durante a ação, foram distribuídos 400 cafés da manhã e 400 almoços para a população em vulnerabilidade social, boa parte pessoas em situação de rua.

A ação do Dia Mundial dos Pobres foi também momento de distribuir os kits com água e panetone arrecadados na parceria entre o Cristo Redentor e os fãs da cantora Taylor Swift, que arrecadaram os itens num desafio pela projeção das boas-vindas à artista na cidade.

Após a missa, o Coral de Rua, formado por pessoas em situação de rua, “realizou duas belas apresentações”, contou o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani Tempesta. Saiba mais.

Foto: reprodução/Instagram

Nordeste 1

No Ceará, a Cáritas Regional, o Setor de Comunicação e a Cáritas de Crateús desenvolveram uma série de vídeos, com depoimentos diversos, abordando a vida e ações de homens e mulheres. O material foi publicado durante a semana nas redes sociais do Regional e das Cáritas.

Na diocese de Limoeiro do Norte, foi feita visita aos catadores de materiais recicláveis. Em Tiaguá, foram registradas ações de saúde, educação, serviço de beleza e celebração eucarística. Já em Crateús, houve a semana de solidariedade.

Nordeste 2

A Comissão para a Ação Sociotransformadora do Regional Nordeste 2 escolheu a cidade de Solânia, na diocese de Guarabira (PB), para celebrar o Dia Mundial dos Pobres. A celebração teve início no sábado, no Santuário Padre Ibiapina, com momento de reflexão e espiritualidade.

No domingo, foi realizada visita missionária, oferta de café da manhã e momento celebrativo inspirado no tema do Dia Mundial do Pobre. A ação foi concluída com a distribuição de sopa às famílias da região. A celebração regional foi concluída com uma tarde de visita ao museu e à casa dos milagres no Santuário Padre Ibiapina, seguida da Santa Missa.

Foto de capa: Sara Gomes/Arquidiocese de Salvador

Fonte: http://www.cnbb.org.br/ultimas-noticias/